O que é Treinamento Funcional?




Muito se fala hoje em dia em Treinamento Funcional. Entretanto, bastante gente ainda não conhece os muitos benefícios que essa modalidade, disponível para os associados do Cosmopolitano, pode proporcionar aos praticantes. De acordo com a professora Daniela Ferrazzo, esse esporte tem por objetivo treinar o corpo para as atividades desenvolvidas na vida diária. “São estratégias de treino com foco no estímulo constante de padrões de movimento para performance em uma atividade específica”, detalha.


Equilíbrio, força, agilidade, mobilidade, resistência e velocidade estão entre os ganhos que o treinamento funcional possibilita aos alunos. Daniela explica que as aulas que ministra no clube são de baixo impacto, portanto, acessíveis para as mais diversas faixas etárias e biótipos. Entre os movimentos praticados, estão aqueles para fortalecimento do core, formado pela coluna, glúteos e abdômen, e exercícios de empurrar, girar, puxar e agachar, que contribuem para um dia a dia mais saudável.


“Mantenho um padrão de treino funcional que se encaixa para todos”, esclarece. Alunos com necessidades diferenciadas, como aqueles que se recuperam de lesões, cirurgias ou doenças, realizam exercícios específicos, de acordo com suas capacidades. Assim, o treinamento funcional praticamente não tem contraindicação, desde que os limites de cada um sejam respeitados, como nas aulas da professora Daniela.


E ela ressalta mais um benefício dessa modalidade: as atividades propostas colaboram muito com a saúde mental, prevenindo e combatendo a depressão, o estresse e a ansiedade. As aulas de Treinamento Funcional para associados são gratuitas no Cosmo-politano. Os interessados devem se inscrever diretamente com a professora durante os treinos, que acontecem às terças e quintas, das 19h30 às 20h30, no salão social.