top of page

Jogo de malha: orgulho do CFC

Trazido para o Brasil por imigrantes portugueses, o jogo de malha é praticado no país desde o período colonial. Se já foi mais popular algumas décadas atrás, hoje ele ainda mantém uma legião de praticantes fiéis, que disputam acirradas competições. O Cosmopolitano é uma das agremiações onde esse esporte tem bastante espaço. Sua equipe, formada por 12 atletas, ostenta mais de 10 títulos regionais e hoje disputa a Liga Regional de Indaiatuba, a Indaiatubana, que reúne competidores de várias cidades, incluindo Campinas, Jundiaí, Americana, Várzea Paulista e Salto, entre outras.

“É um campeonato muito difícil, com equipes de muita qualidade”, diz Ernesto Guidolin, um dos jogadores do Cosmopolitano, que pratica a malha há mais de 30 anos. Os três melhores times da competição se classficam para o campeonato da Federação Paulista, no qual é definido o campeão estadual. Com treinos às quintas e sábados e jogos aos domingos, participar da equipe exige dedicação. Mas, segundo Guidolin, vale muito a pena. “Fazemos muitos amigos na malha, é uma convivência muito boa”, garante. “Além disso, temos a honra de representar o Cosmopolitano em várias cidades”.

Qualquer associado com mais de 16 anos, seja homem ou mulher, pode praticar a malha. Para isso, afirma Guidolin, é preciso “somente vontade”. Nos treinos, os iniciantes aprendem as regras e os movimentos do jogo.

Conforme se desenvolvem no esporte podem passar a integrar a equipe de competição.

Não há qualquer taxa para praticar a malha nas duas canchas disponíveis no clube. “É só o interessado ter o compromisso de participar dos treinos”, ressalta Guidolin.

Entenda o jogo:

Há indícios de que o jogo de malha é praticado desde o século 15, mas oficialmente sua existência tem comprovação no século 17. Nele, os jogadores lançam um disco de metal, chamado malha, em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo ou deixá-lo o mais próximo possível dele. O jogo pode ser praticado por equipes, duplas ou individualmente. Cada atleta arremessa 24 malhas. Quando derruba o pino na cabeceira oposta do campo, ganha 4 pontos. Se ele deixar sua malha mais próxima do pino que a do adversário, recebe 2 pontos. A malha tem diâmetro de 9 a 11 centímetros e pesa entre 600 e 800 gramas. Sua espessura no centro é de 13,5 milímetros. O campo tem 36 metros de comprimento e 2,5 metros de largura.

bottom of page